seja bem -vindo

Esse blog tem o objetivo de conscientizar os leitores quanto a preservação do meio ambiente,incentivando-os a cuidar melhor do espaço em que vivem.Pois se não tomarmos uma atitude imediata o nosso plante não vai suportar tanta destruição,conto com a sua ajuda para mudar essa realidade.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Os impactos sobre o solo

No solo encontramos plantas, que servem de alimentos a uma variedade de animais. Além disso, no solo é cultivada a maioria dos produtos agrícolas,como hortaliças,frutos,cereais que alimentam os seres humanos .entretanto ,diversas atividades humanas causam prejuízos ao solo .
Com as queimadas,que ocorrem principalmente em áreas agrícolas ,os microrganismos decompositores do solo morrem .sem esses seres ,a matéria orgânica não se forma e o solo deixa ser fértil.
a erosão é o desgaste da superfície do solo ,que pode ser provocada naturalmente pala ação do vento ou da água da chuva .mas o pior impacto acontece quando ,por ações humanas ,a corbetura vegetal de uma região é  eliminada .as raízes das plantas ajudam a evitar a erosão .quando as plantas são arrancadas ,o vento ou água da chuva carregam as camadas mais superficiais do solo ,levando também os nutrientes .por isso, o solo se torna impróprio para o cultivo de vegetais.
Conservar o solo para o futuro é possível?
Poucas são as regiões do planeta onde o solo é adequado,para o cultivo de alimentos .por isso é necessário recuperar os solos já danificados ,melhorar a qualidade dos que estão em uso e deter a destruição de outros.
O reflorestamento, que é o plantio de arvores em locais onde a vegetação foi retirada. A presença de vegetação protege o solo contra a erosão.
lixo
Mesmo quando aterrado, o lixo continua poluindo, pois sua decomposição produz um liquido,chamado Chorume ,que mata os seres vivos do solo e pode atingir a água dos poços e os lençóis subterrâneos .portanto ,as soluções para o problema  do lixo são:redução de sua produção ,recolhimento seletivo e reciclagem .




3 comentários: