seja bem -vindo

Esse blog tem o objetivo de conscientizar os leitores quanto a preservação do meio ambiente,incentivando-os a cuidar melhor do espaço em que vivem.Pois se não tomarmos uma atitude imediata o nosso plante não vai suportar tanta destruição,conto com a sua ajuda para mudar essa realidade.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Camada de ozônio: um filtro natural agredido


a camada de ozônio é uma faixa gasosa situada na estratosfera ,entre cerca de 15 e 45 km acima da superfície terrestre.o gás ozônio exibe uma distribuição tão rarefeita na estratosfera que,se fosse comprimido á pressão e temperatura semelhantes as da superfície do planeta ,formaria uma película de apenas alguns milímetros de espessura.
Atuando como uma espécie de escudo protetor, a camada de ozônio é capaz de filtrar o excesso da radiação ultravioleta que incide sobre a terra. no nível do solo ,porem ,o gás ozônio representa um serio problema de poluição do ar,impondo ameaças a saúde humana e danificando arvores,plantações e construções.
Nos últimos anos, inúmera equipe de cientistas vem denunciando a sistemática destruição da camada de ozônio,em conseqüência da liberação de certos poluentes para a atmosfera .entre eles ,o mais temido é O cfc ou clorofluorcarbono,também conhecido como gás fréon .esse gás ,criado em 1928 ,foi muito empregado como propelente de vários tipos de aerossóis  e tem sido utilizado na industria de refrigeração –geladeiras e ares –condicionados .alem do CFC ,outros gases ,como óxidos de nitrogênio ,liberados principalmente por aviões a jato e auto moveis ,também exercem efeito destrutivo sobre camada de ozônio .
a maior incidência de radiação ultravioleta sobre a superfície terrestre deverá provocar um aumento na taxa de mutações nos seres vivos ,com efeitos potencialmente desastrosos.nos seres humanos ,entre outros males,admite que a maior incidência da radiação ultravioleta devera elevar o numero de casos de câncer de pele.


Você sabe o que é desenvolvimento sustentável?

desenvolvimento sustentável pode ser definido como um processo dinâmico voltado a satisfação das necessidades humans sme comprometer as necessidades das futuras gerações .assim esperara-se que o desnevolviemnto sustentável,integrando princípios ecológicos aos sistemas econômicos vigentes .
preserve a estrutura dos diversos ecossitemas da terra  assegurano uma exploração racuonal dos vaios recursos naturais disponíveis sem ocasionar desequilíbrios mbientais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário