seja bem -vindo

Esse blog tem o objetivo de conscientizar os leitores quanto a preservação do meio ambiente,incentivando-os a cuidar melhor do espaço em que vivem.Pois se não tomarmos uma atitude imediata o nosso plante não vai suportar tanta destruição,conto com a sua ajuda para mudar essa realidade.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Camada de ozônio: um filtro natural agredido


a camada de ozônio é uma faixa gasosa situada na estratosfera ,entre cerca de 15 e 45 km acima da superfície terrestre.o gás ozônio exibe uma distribuição tão rarefeita na estratosfera que,se fosse comprimido á pressão e temperatura semelhantes as da superfície do planeta ,formaria uma película de apenas alguns milímetros de espessura.
Atuando como uma espécie de escudo protetor, a camada de ozônio é capaz de filtrar o excesso da radiação ultravioleta que incide sobre a terra. no nível do solo ,porem ,o gás ozônio representa um serio problema de poluição do ar,impondo ameaças a saúde humana e danificando arvores,plantações e construções.
Nos últimos anos, inúmera equipe de cientistas vem denunciando a sistemática destruição da camada de ozônio,em conseqüência da liberação de certos poluentes para a atmosfera .entre eles ,o mais temido é O cfc ou clorofluorcarbono,também conhecido como gás fréon .esse gás ,criado em 1928 ,foi muito empregado como propelente de vários tipos de aerossóis  e tem sido utilizado na industria de refrigeração –geladeiras e ares –condicionados .alem do CFC ,outros gases ,como óxidos de nitrogênio ,liberados principalmente por aviões a jato e auto moveis ,também exercem efeito destrutivo sobre camada de ozônio .
a maior incidência de radiação ultravioleta sobre a superfície terrestre deverá provocar um aumento na taxa de mutações nos seres vivos ,com efeitos potencialmente desastrosos.nos seres humanos ,entre outros males,admite que a maior incidência da radiação ultravioleta devera elevar o numero de casos de câncer de pele.


Você sabe o que é desenvolvimento sustentável?

desenvolvimento sustentável pode ser definido como um processo dinâmico voltado a satisfação das necessidades humans sme comprometer as necessidades das futuras gerações .assim esperara-se que o desnevolviemnto sustentável,integrando princípios ecológicos aos sistemas econômicos vigentes .
preserve a estrutura dos diversos ecossitemas da terra  assegurano uma exploração racuonal dos vaios recursos naturais disponíveis sem ocasionar desequilíbrios mbientais.


alguns destinos do lixo

·         Lixão – o lixo é depositado em terreno a céu aberto,sem medidas de proteção ao meio ambiente e ou a saúde publica ;o método favorece a proliferação de animais transmissores de doenças como baratas,ratos,mosquitos,alem da poluição do solo e da água pelo Chorume um liquido escuro e mal cheiroso que resulta da decomposição de matérias orgânicos .
·         Incineração - a queima em temperatura acima de 900°C é uma das Maneiras de tratar resuidos urbanos,como lixo  hospitalar ,alimentos estragados e remédios vencidos ,o método reduz  o volume do lixo destinados aos aterros ,mas produz cinzas tóxicas que devem ser depositadas em aterros especiais .
·         Aterro sanitário-o lixo é colocado no solo ,em valas forradas com lonas plásticas compactado varias vezes por um trator e recoberto por uma camada de terra ,para evitara proliferação de animais transmissores de doenças ,o chorume é coletado e tratado para evitar a contaminação de lençóis freáticos ;mas os aterros sanitários tem um tempo de vida útil ,ao fim do qual devem ser desativados ;alem disso ,sua implantação e manutenção tem custo elevado ,alem de o terreno precisar ser pouco permeável e situado no mínimo 500 metros de locais habitados .
·         compostagem –método em que materias orgânicos (folhas,estrume,restos de comida,casca de verduras,frutas estragadas,etc.)são armazenados em determinados locais ,passam pela ação decompositora de microorganismos e geram um produto denominado composto ,que pode ser misturado a terra e usado como adubo .a compostagem diminui o volume de lixo destinado a aterros sanitários.

Lixo um problema que tem solução

Nos últimos anos ,o volume de lixo cresceu  três vezes mais do que a população.a proliferação de embalagens descartáveis e a cultura do consumo e do desperdício já são responsáveis pelo despejo de 30 bilhões de toneladas de resuidos sólidos no planeta todos anos.alem da falta de espaço para armazenar adequadamente essa montanha de lixo ,sua produção traz conseqüências desastrosas ao ambiente e a saúde publica.
a falta de destino adequado para resuidos é um problema grave,a solução desse problema deve ser a meta prioritária do poder publico .e há uma única  saída :a aplicação da regra ecológica dos 3r:reduzir,reutilizar e reciclar.reduzir significa consumir menos e melhor ,comprar  reutilizar envolve um ou mais usos para certos objetos ,reciclar implica devolver as fabricas ,para novo tratamento ,objetos feitos de matérias recicláveis –apesar de também gerar resuídos ,exigir grandes investimentos e consumir energia elétrica,a reciclagem é o melhor destino para cerca de 30% dos detritos que acabam em lixões e aterros .
Alguns resuidos que vão para a lixeira contem substancias tóxica, e por isso, merecem cuidado especial.é o caso de pilhas,baterias de celular,alguns tipos de Lâmpadas ,remédios,tintas.baterias e lâmpadas fluorescentes ,por exemplo podem ser devolvidas as lojas ,de onde são encaminhadas as fabricas para tratamento adequado.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

reflita atraves das imagens



aquecimento global será que é reversivel?


Durante muito tempo,o homem vem explorando os recursos naturais de maneira incorreta,produzindo muito sem preservar a natureza .o aquecimento global é o resultado de todas as ações do homem durante muito tempo,pois o aquecimento global ,não surgiu agora ,e sim os meios de comunicação veicularam as informações  recentemente.queimadas,desmatamento,queimada de combustíveis fósseis,fabricas lançando seus poluentes ,são fatores que contribuem para o aumento da temperatura global.
o efeito estufa ele visa proteger a terra de radiações ultra-violetas,com a temperatura global elevada ,essa camada torna-se mais fina ,diminuindo a proteção .
devemos repensar nossas atitudes ,pois o aquecimento global ,não vai ser parado e sim controlado ,pois é algo que vem  acontecendo durante décadas um exemplo é a aids ,uma doença que não tem cura ,mas o individuo controla -a por meio de coquitéis ,então fazendo essa relação percebemos que com nossas atitudes vamos controlar esse aquecimento e não retê-lo.
o aquecimento do planeta  traz serias conseqüências como o derretimento de geleiras,aumento do nivel do mar devido as geleiras se derreterem,desertificação ,extinção de especies .
vamos mudar nossos hábitos ,jogar o lixo no lixo, reflorestamentode  areas devastadas ,evitar queimadas ,substituir carros por bicletas ,inclusive a Holanda é um pais de excelência em termos de reduzir o lançamento  de gases poluentes por veiculos .